ALUGUEL EM CIDREIRA - RS


ONLINE
3





Partilhe esta Página

 

Ramão Riba

Criar seu atalho

 

 

 

 

Sites do Brasil

 

ALUGUEL CIDREIRA em Cidreira, Rio Grande do Sul


CIDREIRA - Breve Histórico
CIDREIRA - Breve Histórico

     Cidreira é uma das praias mais antigas do Litoral Norte e, também, uma das mais próximas da capital do estado, distante apenas 99km de Porto Alegre pela RS 040. Possui outra via de acesso, a RS 786, que liga o Município de Tramandaí a Cidreira.

   O município teve a sua origem em Santo Antônio da Patrulha passando, mais tarde a pertencer a Osório e, por fim a Tramandaí - até que em maio de 1988 foi emancipado.

     Após janeiro de 1996, com a emancipação do Balneário Pinhal, a área do município de Cidreira ficou restrita a 235km, compreendendo os bairros de Salinas, Nazaré, Costa do Sol, Zona A e Fortaleza (zona rural).

Hoje, Cidreira conta com a população aproximada de 10.000 habitantes, chegando na alta temporada a média de 100.000.

     A economia gira em torno da construção civíl, comércio, agricultura, pecuária e pesca, destacando-se a pesca do camarão, cuja abundância originou a Festa do Camarão, que hoje denomina-se Festa do Camarão e Frutos do Mar.

     A rede de ensino é composta por 4 Escolas Municipais e 2 Estaduais, acolhendo cerca de 3.300 alunos.

     O município de Cidreira é detentor de grande beleza natural. O potencial hídrico reúne cinco lagoas propícias para banhos, esportes náuticos, passeios de escuna. Aqui, encontram-se também as maiores reservas de "Dunas da América Latina. A beira mar existem dois calçadões: um na entrada da cidade e outro no centro. O 1°, com 140m de extensão, tem como referência um monumento que representa o "slogan" do município, conta com cancha de bocha coberta, quiosques com bancos para descanso, tudo com muita iluminação a beira mar propiciando a prática de esportes, também durante a noite.

     No centro de cidade está o Calçadão Central, seu passeio inicia-se na praça Jose Berger e encerra-se no final da Av. Mostardeiro, com aproximadamente 1.940m. Uma das principais atrações são os bancos de descanso e as mesas para jogos de xadrex e damas distribuídas em toda sua extensão, um local adequado para caminhadas e passeios noturnos. Na praça José Berger encontra-se a Concha Acústica, construída em 1993, e que é palco de grandes shows e apresentações artísticas e culturais.

     No bairro de Salinas, está localizada a Plataforma de Pesca, onde são realizados campeonatos de pesca - é a única plataforma que desenvolve um projeto ecológico do Litoral, sendo a 3ª maior Plataforma do Brasil.

     O Farol de Cidreira, situado entre os balneários de Salinas e Nazaré, auxilia as embarcações em seu curso com uma potente iluminação, em facho de luz com um alcance de 30km nos sentidos Norte e Sul.

     Nosso município dispõe também de um Estádio de Futebol, construído em 93/94, considerado o 4° maior estádio do estado, com capacidade para 17 mil pessoas.

     Dentre as conhecidas festas do município, salientam-se a Festa de Iemanjá que congrega um grande número de religiosos no dia 02 de fevereiro a beira mar; O Carnaval, com muitos shows; a Chocopraia, que comemora a semana da Páscoa com gastronomia de chocolates e frutos do mar; a Festa Estadual do Camarão e Frutos do Mar; o Rodeio Crioulo Estadual, que acolhe tradicionalistas de todo o estado numa integração festiva, cultivando as raízes do povo gaúcho; bem como Moto Praia, Exponorte, Semana Farroupilha, Congresso de Professores, Campeonato de Surf, Natal Brilha Cidreira e o Reveillom.

     A cultura de Cidreira evidencia a forte influência Lusitana, especialmente a Açoriana, como também observa-se a presença da etnía negra com seus ritmos, tambores e cantorias.

     Hoje, Cidreira é uma cidade que andou, cresceu e se expande iluminada pelo velho farol, pelos raios de sol, pela brisa suave do imenso azul, pelo açoite do vento "carpinteiro" que varre os campos e ondula as lagoas.

     A bandeira do município, estampa sua realidade, através dos campos, mar, florestas, pecuária, farol, traduzindo suas potencialidades, belezas e sua história. 

topo